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Itaú quer reter (e atrair) PMEs com programa de benefícios similar ao das pessoas físicas

13/11/2025

Itaú quer reter (e atrair) PMEs com programa de benefícios similar ao das pessoas físicas

Inspirado no programa de benefícios para pessoas físicas, o Itaú Empresas lançou uma iniciativa semelhante para os clientes PJ do banco. O Mais Vantagens é o primeiro projeto de relacionamento voltado a PMEs desse tipo no Brasil. No momento, 600 mil clientes já têm acesso a experiência, e a expectativa é que até o fim de 2026, o número chegue a 1,7 milhão — toda a base de contas PJ da instituição.

"Nós chegamos a olhar programas internacionais, como o do Bank of America, mas realmente nos inspiramos na mecânica da iniciativa que já tínhamos. Para pessoas físicas, já conseguíamos entregar um alto nível de personalização e queríamos o mesmo para os PJs", diz Maria Estela Novaes, diretora de estratégias para PMEs do Itaú Unibanco. A ideia, diz a executiva, é usar a inteligência de dados do Itaú para melhorar o engajamento dos clientes.

Como a versão para correntistas, o Mais Vantagens tem cinco níveis. O cliente PJ usa produtos do banco e ganha pontos que podem ser trocados por recompensas. A cada nível, a cesta de benefícios é mais parruda. Segundo Novaes, cada empresa tem acesso a um mix personalizado de acordo com seu uso e necessidades. As recompensas vão de descontos em serviços e produtos do próprio Itaú até vouchers para compras em postos de combustíveis ou supermercados e acesso a eventos de networking e capacitação, por exemplo.

Já está sendo testada uma intersecção entre os dois programas (pessoas físicas e jurídicas), em que as recompensas podem ser intercambiadas.

“A necessidade de relacionamento com múltiplas instituições tende a aumentar a complexidade do dia a dia do empresário em tarefas como gestão de crédito, conciliação de pagamentos, resolução de problemas, negociação de preços, entre outros. Clientes que concentram seus negócios conosco, gastam até 70% menos tempo, permitindo maior dedicação a gestão do seu negócio”, diz a executiva.

De acordo com Novaes, a iniciativa funciona tanto para retenção de clientes como para aquisição de novos. Ainda não há resultados, mas, segundo ela, o nível de satisfação de quem já está usando o programa é alto.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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